10 invenções que nasceram durante períodos de guerra
Posted in Curiosidades
COMENTE:
sábado, 21 de setembro de 2013 By Unknown
O computador, o leite condensado e o laser são alguns exemplos de invenções que surgiram em momentos nos quais os homens estavam em guerra.
Internet
No início da década de 1990, a rede mundial de computadores acabou se popularizando de forma avassaladora, tornando-se, talvez, a mais importante de todas as invenções tecnológicas já surgidas durante uma guerra.
Segundo dados do Internet World Stats (site americano com estatísticas atualizadas de internet), mais de 40% da América do Sul está conectada ao mundo, totalizando 162 milhões de pessoas. "Creio que o próximo avanço nessa área é o conceito de nuvem, que já está explorado pelo Google. Em um futuro próximo, seus dados e arquivos não ficarão mais no seu computador, fisicamente, mas sim na rede", afirma Cesar De Rose, professor de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Microondas
A Raytheon comprou a ideia e lançou o primeiro microondas, que pesava 340 quilos e custava algo em torno de 2 mil dólares. "A grande maioria dos alimentos contém água, e esse forno gera ondas que são absorvidas pelas moléculas dos alimentos e mais facilmente pelas moléculas de água. É assim que os alimentos são esquentados", explica Sergio Vitorino, professor do departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo.
Panela de teflon
Em 1945, a invenção recebeu o nome de teflon. Os primeiros usuários do novo produto foram os militares americanos, que aplicaram o teflon para revestir tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica. Com o fim da Segunda Guerra, a substância passou a ser usada para os mais diversos fins, como o revestimento de panelas.
Computador
Segundo o professor de Ciências da Computação da PUCRS Cesar De Rose, "a grande evolução dos computadores ao longo dos anos não se deu em seu tamanho, capacidade ou custo, mas sim de maneira indireta, no software empregado. Pois o potencial dos computadores só é realmente explorado através do software". Ou seja, embora os computadores de 2011 sejam mais baratos, rápidos e portáteis que aqueles verdadeiros "monstros" de décadas passadas, o diferencial mesmo foi a facilidade que os sistemas operacionais foram oferecendo aos seus usuários, permitindo que qualquer pessoa maneje um computador de maneira simples.
Margarina
Segundo a Associação Nacional de Margarina Manufaturada dos Estados Unidos, entidade criada com intuito de auxiliar no consumo moderado do produto, não demorou muito para que Hippolyte Mège-Mouriès, um químico francês, levasse o prêmio, em 1869, ao inventar o oleomargarina, que mais tarde viria a se chamar apenas de margarina.
Com preço mais acessível e sabor razoável, a margarina serviu tanto para abastecer as tropas de Napoleão durante a guerra como para oferecer uma opção de custo barato aos franceses mais pobres.
Absorvente
Em um tempo em que as mulheres usavam panos e objetos similares para sua menstruação, não demorou muito para as enfermeiras perceberem que o novo papel-absorvente da Kimberly poderia também ser usado com esta finalidade. A empresa redesenhou o produto, transformando-o no absorvente que as mulheres usam hoje.
Laser
Em 1960, um físico estado-unidense chamado Theodore H. Maiman montou o primeiro laser (cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação). Segundo a professora do departamento de Física do CTC/PUC-Rio, Isabel Cristina dos Santos, "de um modo simplificado, o laser é uma luz amplificada, que tem uma cor só e com comprimento de onda bem definido". Atualmente, o laser é aplicado para diversos fins, como na indústria, na soldagem de carros e na medicina, como em cirurgias ópticas e de remoção de pedra nos rins.
Gps
Atualmente, os Estados Unidos mantêm cerca de 24 satélites artificiais em órbita, que cobrem toda a extensão da Terra. O GPS recebe sinais desses satélites e os utiliza para determinar sua posição no planeta.
Leite Condensado
Segundo o instituto de pesquisa e história americana Smithsonian, Gail Borden, nascido em Nova York, descobriu como produzir o produto industrialmente e patenteou a invenção em 1851. O leite condensado amargou 10 anos no esquecimento, até o início da guerra, quando os estados do Norte incluíram o produto na ração básica das tropas, comprando-o em larga escala.
Não demorou até que o doce se popularizasse, passando a ser consumido no mundo inteiro. Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil no início do século passado.
M&M´s
Forrest, então, patenteou a ideia e levou para os Estados Unidos. Elas foram batizadas de confeitos M&M's, nome originado das iniciais dos sobrenomes de Mars e de seu sócio, Bruce Murrie, com o clássico jargão "derrete na sua boca, não na sua mão".
Segundo o site oficial da empresa, o 'boom' do chocolate ocorreu em 1941, quando os M&M's passaram a ser incluídos no pacote alimentar dos soldados norte-americanos que foram à Segunda Guerra Mundial, tornando o produto famoso globalmente.
fonte: terra.com
posts Ralacionados
Share this post